Conferência volta debater Plano Municipal de Educação em Alto Araguaia

Conferência volta debater Plano Municipal de Educação em Alto Araguaia
Alto Araguaia, MT – O município de Alto Araguaia (Sul de Mato Grosso) vai instituir mais um conselho municipal. Depois de manter diálogo, reuniões e encontros diversos que resultaram na composição de 15 conselhos em diversas áreas da administração pública, agora o foco é criar o Conselho Municipal da Cidade. O primeiro passo foi dado na quinta-feira (10/04) na Câmara Municipal de Vereadores, ocasião em que foi realizado o Fórum de Implantação dos Conselhos Municipais das Cidades de Mato Grosso, organizado pelo Governo do Estado através da Secretaria de Estado das Cidades (SECID). Representantes de sete municípios da região estiveram no encontro. [caption id="attachment_26919" align="alignleft" width="314"]DSC06098 Vice-prefeito Américo Alves Filho discursa durante o Fórum das Cidades que foi realizado em Alto Araguaia[/caption] O Fórum tem por objetivo auxiliar os municípios na criação e implementação do Conselho da Cidade, atendendo uma recomendação do Ministério das Cidades e solicitação dos delegados presentes a 5ª Conferência Estadual das Cidades realizada em setembro de 2013. A criação do Conselho Municipal da Cidade é uma das condicionantes para que o município receba recursos do Governo Federal. O encontro em Alto Araguaia contou com representantes dos municípios de São José do Povo, Alto Taquari, Alto Garças, Itiquira, Rondonópolis e Araguainha. “O município de Alto Araguaia dá um passo importante para a criação de mais um conselho. Atualmente são 15 instituídos e a participação popular é importante para a administração pública”, disse o vice-prefeito Américo Alves Filho que representou o prefeito Maia Neto (PR) durante o evento. O presidente da Câmara de Alto Araguaia, Vanderalques de Castro ressaltou a importância do conselho municipal, reforçando que o município necessita, por parte do Governo Federal e do Governo de Mato Grosso, de mais investimentos em rede de esgoto e também tratamento de água. Mesmo em viagem, o prefeito Maia Neto afirmou que o objetivo da administração é de ampliar a criação de conselhos, pois é a possibilidade de participação cidadã na política de desenvolvimento urbano. “Desde que assumimos no início de 2013 nosso papel foi abrir intenso diálogo para criação dos conselhos municípios. Assim o fizemos. Criamos um canal direito com representantes dos conselhos municipais na figura do Jovelino Lélis, o Zarú, e desde então 15 conselhos estão ativos em nosso município. Vamos também caminhar para a criação do Conselho da Cidade”, destacou. A secretária adjunta de desenvolvimento urbano, Vivian Arruda, foi uma das palestrantes durante o Fórum de Implantação dos Conselhos Municipais das Cidades, evento que teve dois eixos de palestras. O primeiro abordou orientação de como implantar o conselho, como é composto, os seguimentos que o compõem e toda organização feita para a cooperação técnica entre o Governo do Estado e o município. E por fim foi realizada uma palestra abordando o controle social com capacitação para os membros do conselho local da cidade. “A grande importância do evento é a mobilização para implantação do Conselho da Cidade, que oportuniza não só a participação da sociedade na gestão como democratiza as política urbanas”, explicou. A região Sul sediou outros dois encontros que aconteceram durante a semana em Tangará da Serra e Campo Verde. Em Alto Araguaia um novo encontro ainda será realizado com foco no preenchimento do Cadastro de Cooperação Técnica com objetivo de dar prosseguimento às ações do município no que diz respeito a atuação do Conselho local. O evento desta quinta-feira contou com a participação dos vereadores locais, representantes da sociedade organizada, presidente da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), o suplente de deputado Valdizete Martins Nogueira, que na ocasião representou o vice-governador Chico Daltro (PSD).